domingo, 19 de abril de 2009

:pSiCoSe E eSqUiZoFrEnIa DeLiRaNtE:

Olá todos! Hoje é dia de Delírio. Quem não gosta de ter sonhos delirantes, ou mesmo, uma viagem delirante, seja por qualquer meio hehehe eu prefiro os não ilícitos! : )

Bom, hoje estava ouvindo umas músicas deliriosas (eita... neologismo!) e resolvi dar uma olhadinha no meu site médico favorito, o PsiqWeb para ler sobre delírios. Vamos à explanação!!!

Existem dois tipo de Delírio, o Primário e o Secundário.


"Jaspers define o Delírio Primário ou puro como sendo um juízo patologicamente falso da realidade. Este juízo falso deve apresentar três características:

1 - deve apresentar-se como uma convicção subjetivamente irremovível e uma crença absolutamente inabalável;

2 - deve ser impenetrável e incompreensível para o indivíduo normal, bem como, impossível de sujeitar-se às influências de correções quaisquer, seja através da experiência ou da argumentação lógica e;

3 - impossibilidade de conteúdo plausível.

Todos os casos que não satisfazem essa tríade não podem ser considerados Delírios Verdadeiros ou Delírios Primários (podem ser Idéias Deliróides ou Delírios Secundários).

A prática clínica da psiquiatria deixa bem claro a constatação da primeira regra de Jaspers. Diante de um paciente delirante, cuja ruptura com a realidade é evidente, não conseguimos demover tal Conteúdo do Pensamento mediante qualquer tipo de argumentação. Caso o paciente deixe-se convencer pela argumentação da lógica, razoavelmente elaboradas pelo interlocutor, decididamente não estaremos diante de um Delírio, (...). Para ser Delírio a convicção dever ser sempre inabalável. A argumentação racional não deve afetar a realidade distorcida ou recriada de quem delira(...).

Em relação à segunda regra, Jaspers alerta sobre a impossibilidade do Delírio ser compreendido por pessoas que mantém vínculo sólido com a realidade. A lógica da realidade do delirante não é aplicável à lógica dos indivíduos normais, daí a falta de compreensão psicológica do Delírio(...). Ao postular esta regra Jaspers definia aquilo que chamamos de DELÍRIO PRIMÁRIO, ou seja, uma idéia falseada da realidade(...). Em outras palavras, esta irredutibilidade do Delírio quer dizer que não pode haver uma relação compreensível entre o tema delirante e possíveis vivência causadoras. O que se confunde, às vezes, são histórias de afastamento da realidade posteriores à traumas emocionais mas, como já dissemos, trata-se aqui de Idéias Deliróides ou DELÍRIO SECUNDÁRIO.

Nesses casos, secundários e relacionados à vivências traumáticas, o Delírio se apresenta de forma a sugerir um determinado Mecanismo de Defensa contra uma forte ameaça psíquica, normalmente angustiante, por isso falamos em DELÍRIO SECUNDÁRIO ou IDÉIA DELIRÓIDE. Aí sim, podemos interpretá-lo mediante uma análise vivencial e psicodinâmica plausíveis.

Exemplo: Um jovem de 23 anos, vítima de um acidente do trabalho que lhe custou a perda de quatro dedos da mão direita começou apresentar uma expressiva inadequação afetiva (ao invés de aborrecido, mostrava-se feliz) e com um delírio no qual julgava-se Deus, cheio de poderes, auto suficiente e ostensivamente ameaçador para com as pessoas que dele duvidavam. Resumidamente, está claro que tal ideação emancipada da realidade era por demais compreensível: tratava-se de um mecanismo de defesa psicotiforme no qual, em COMPENSAÇÃO à mutilação e deficiência o seu poder passou a ser infinito. Trata-se pois de uma Idéia Deliróide (ou um Delírio Secundário), o qual habitualmente pode fazer parte de numa Reação Psicótica Aguda.

Idéias Deliróides e suas derivadas, as Alucinações, podem ser induzidas através de transes, drogas e demais substâncias ilícias ou não, ou até mesmo por neurotransmissores e demais substâncias naturais ao organismo humano, intoxicações alimentares por fungos, etc.


Aqui vai uma pequena lista das drogas alucinógenas mais importantes (e também, uma das mais surpreendentes) e alguns efeitos:


(Ressalto, porém, que não aprovo ou incentivo o uso das mesmas!! Para efeitos correlatos, ditos "recreativos" experimente o I-Doser, confie e tenha paciência!! : D )


L.S.D. (ou Lucy in the Sky, ou Dietilamida do Ácido Lisérgico) : Os efeitos variam conforme a personalidade do sujeito, o contexto (ambiente) e a qualidade do produto, podendo ser agradáveis ou muito desagradáveis. Pode provocar ilusões, alucinações (auditivas e visuais), grande sensibilidade sensorial (cores mais brilhantes, percepção de sons imperceptíveis), sinestesias, experiências místicas, flashbacks, paranóia, alteração da noção temporal e espacial, confusão, etc.


Cogumelos Alucinógenos ( ou Cogumelos Mágicos) : Psilocybe cubensis, Psilocybe cyanescens e Psilocybe semilanceata.Geralmente nascem sobre o esterco do gado e deles usualmente se faz um chá. Devido à psilocibina e psilocina gera as alucinações.
Porém, quando ingerido em sua forma natural, ou com algum ingrediente afim de melhorar seu gosto forte os efeitos se mostram mais intensos, já que a alta temperatura usada no "chá" destrói parte de seu potencial, deixando as moleculas instáveis. Alem disso, quando ingerido na forma sólida, o efeito vem de forma mais vagarosa, dando tempo ao usuário para perceber melhor o que está acontecendo, dentro e fora de sua mente.

Cogumelos sem psilocina e sem psilocibina também são utilizados para fins considerados "recreativos", sendo um exemplo o Amanita muscaria, que produz um efeito embriagante.

Em muitos lugares, este tipo de cogumelos também é utilizado em rituais religiosos e de curandeirismo. A curandeira Maria Sabina, do México, ficou conhecida em diversos países por seus rituais que faziam uso dos cogumelos mágicos.

Noz - Moscada (Essa eu não fazia idéia!!! Adoro como tempero!) : Contêm as substâncias alucinógenas miristicim e elemicim . As estruturas químicas de ambas, são, como a mescalina, semelhantes à da norepinefrina ou anfetaminas criadas em laboratório, mas os efeitos se parecem mais com os do LSD.


Boa semana!!!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

:~.:SíNdRoMe..Do..PâNiCo:.~:





Não vou nem falar muita coisa sobre... Somente os reclames do PsiqWeb, meu site favorito desde minha 5ª série, mais ou menos, quando sonhava em ser Psiquiatra Forense.




:)




"O Transtorno do Pânico habitualmente se inicia depois dos 20 anos, é igualmente prevalente entre homens e mulheres, portanto, em sua maioria, as pessoas que tem o Pânico são jovens ou adultos jovens, na faixa etária dos 20 aos 40 anos, e se encontram na plenitude da vida profissional. Normalmente são pessoas extremamente produtivas, costumam assumir grandes responsabilidades e afazeres, são perfeccionistas, muito exigentes consigo mesmas e não costumam aceitar bem os erros ou imprevistos. "




"Os portadores de Pânico costumam ter tendência a preocupação excessiva com problemas do cotidianos, têm um bom nível de criatividade, excessiva necessidade de estar no controle da situação, têm expectativas altas, pensamento rígido, são competentes e confiáveis. Freqüentemente esses pacientes têm tendência a subestimar suas necessidades físicas. Psicologicamente eles costumam reprimir alguns ou todos sentimentos negativos, sendo os mais comuns o orgulho, a irritação e, principalmente, os conflitos íntimos."




Resumindo, temos:





Alguns traços de personalidade de pessoas propensas à Síndrome do Pânico
1. - Tendência a preocupação excessiva
2. - Necessidade de estar no controle da situação
3. - Expectativas altas
4. - Pensamento relativamente rígido (dificuldade em aceitar mudanças de opinião)
5. - Reprimem sentimentos pessoais negativos (não sabemos o que estão sentindo)
6. - Julgam-se perfeitamente controladas (duvidam tenham problemas emocionais)
7. - São extremamente produtivas (não relaxam, sempre estão fazendo algo)
8. - Assumem grandes responsabilidades (ocupacionais e familiares)
9. - Perfeccionistas
10.- Exigentes consigo mesmas (conseqüentemente, com os outros também)
11.- Não aceitam bem os erros ou imprevistos









Ataque de Pânico

A característica essencial de um Ataque de Pânico é um período distinto de intenso medo ou desconforto acompanhado por pelo menos 4 dos 13 sintomas físicos citados abaixo.
O ataque tem um início súbito e aumenta rapidamente, atingindo um pico em geral em 10 minutos e é acompanhado por um sentimento de perigo ou catástrofe iminente. Os 13 sintomas físicos são os seguintes:

1 - palpitações,
2 - sudorese,
3 - tremores ou abalos,
4 - sensações de falta de ar ou sufocamento,
5 - sensação de asfixia,
6 - dor ou desconforto no tórax,
7 - náusea ou desconforto abdominal,
8 - tontura ou vertigem,
9 - sensação de não ser ela(e) mesma(o),
10 - medo de perder o controle ou de "enlouquecer",
11 - medo de morrer,
12 - formigamentos e
13 - calafrios ou ondas de calor.

segunda-feira, 16 de março de 2009

:PaRaPsIcOlOgIa:FoReNsE:

A medium Eva Carriere conjurando um Ectoplasma em 1912.

A parapsicologia forense... Está aí uma área que muito me interessa! Sempre quis trabalhar na Área Forense, como Psiquiatra. Esse era o meu sonho quando eu tinha uns 14 anos. Bom, como podem perceber, isso mudou "um pouquinho", posto que hoje curso Naturologia :) .

Enfim, são dois ramos que muito me interessam.
A parapsicologia sempre me intrigou, trilhando um caminho justíssimo com a fenomenologia. Como é de todo buscador e curioso como euzinha aqui, adoro ler e ver e ouv
ir falar sobre esses assuntos, por isso eu dedico este post às coisas que adoro, linkadas com um uso perfeito de ajuda aos cidadãos e cidadãs em apuros nas ditas "casas mal assombradas" ou também e porque não, casos que envolvam assassinatos ou mesmo suicídios por "possessão de espírito maligno" (e como diria o peão de cada dia, aquele conhecido ENCOSTO hehehe).

Os reclames do WikiWikiWiki WIKIPEDIAAA OOOOOO! (caso não tenham entendido, o original é ThunderThunderThunder THUNDERCATS OOOOOO! ¬¬")

"Os parapsicólogos forenses, também conhecidos como investigadores psíquicos, são médiuns que trabalham em conjunto com a polícia na investigação de crimes de difícil solução (inexistência de testemunhas, escassez de provas, excesso de suspeitos...). O papel desses médiuns, segundo Sérgio Pereira Couto em artigo na revista Ciência Criminal, "consiste basicamente em captar sensações sobre o que aconteceu nos locais dos crimes e passar as informações para que os detetives tomem as devidas providências administrativas, incluindo a detenção de suspeitos para interrogatório".

Com o sucesso dos seriados em canais pagos que tratam do tema, as polícias de diversos estados americanos passaram a admitir em público o uso de médiuns em investigações onde a tecnologia mostra-se insuficiente.

O Discovery Channel elaborou um documentário para tratar desse tema, reportando as atividades de quinze investigadores psíquicos no apoio às polícias de diversos estados americanos.

No Brasil, o uso de médiuns em processos da Justiça é reconhecido oficialmente apenas no Estado de Pernambuco (HEIN????), onde a Constituição, além de legitimar o testemunho de médiuns, prevê como obrigação daquele Estado e dos seus municípios a prestação de "assistência à pessoa dotada dessa faculdade, [desde que] comprovado por profissionais especializados". Essa comprovação é justamente um mecanismo para que se tenha certeza de não se tratar de um caso de charlatanismo."

Agora, para fazer desse um post meio longo demais, um pouco sobre Eva Carrière:

Suposta manifestação de um rosto por Eva Carrière.

Marthe Beráud, também conhecida como Eva C. (Eva Carrière) (1886 - 19??), foi uma médium francesa de efeitos físicos.

O seu trabalho mediúnico iniciou-se com o ciclo de sessões espíritas, promovidas pelo General Noël e sua esposa, Carmencita. Nessas sessões familiares, predominavam as materializações.

Chegou a ser professora de reencarnação, ensinando a arte psíquica para diversos membros do círculo. (affe... professora de que???)

A partir de 1903 passou a ser estudada, na Vila Carmen, onde residia à época.

A segunda fase da mediunidade de Mlle. Béraud ocorreu em Munique, a partir de 1909, caracterizada pelos experimentos de pesquisadores psíquicos. Nesta época passou a ser conhecida como Eva C.

Por aí vai as experiências de Madame Carrière. Quem quiser ler mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Carrière

Obs: Já falei que eu AMO o Wikiwiki??? :S

sexta-feira, 6 de março de 2009

.:.aNoReXiA.nErVoSa.:.

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.




A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.



Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anorético pensa que tem um peso acima do normal.
Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção erétil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
Depressão profunda.
Tendências suicidas.
Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
Obstipação grave.

E ainda existem blogs, sites e fóruns com dicas de como tornar-se anoréxica, como vomitar, caso tenha comido demais, etc... Bom. Como dizem mestres e mestres... "não julgais". Então, prefiro não julgar. Cada um faz o que bem entende, o que crê ser o melhor para si.

Nesse mundo, somos todos aprendizes, então, creio eu que quem adota a anorexia como estilo de vida, está adquirindo uma imensa lição, ou mesmo um imenso resgate kármico.

Boa semana para nós.





domingo, 15 de fevereiro de 2009

.::BoRdErLiNe..SyNdRoMe::.

A Dupla Personalidade ou transtorno de personalidade dissociativo ou ainda múltipla personalidade possui as seguintes características:
Os indivíduos com esse transtorno apresentam freqüentes falhas na memória para a história pessoal, tanto na memória remota como na memória recente.
A amnésia é frequente e assimétrica. As identidades mais passivas revelam-se mais no formado de memórias, enquanto as identidades mais hostis apresentam maior controle ou posicionam como identidade protetora e apresenta maior capacidade de memórias.
Uma identidade que não está no controle pode, todavia, ter acesso à consciência, produzindo alucinações auditivas ou visuais (por exemplo, uma voz que lhe dá instruções ou vultos representativos).





Evidências de amnésia pode ser descoberto por relatos de outras pessoas que tenham testemunhado comportamento que é desconhecido pelo indivíduo ou por descobertas do próprio indivíduo (por exemplo, encontrar peças de vestuário em casa que o indivíduo pode não se lembrar de tê-las comprado).
Pode haver perda de memória, não apenas para períodos recorrentes de tempo, mas também uma total perda de memória biográfica para algum período extenso da infância. (bom, isso eu tenho...)
Transições entre as identidades são frequentemente desencadeados por estresse psicossocial.
O tempo necessário para passar de uma identidade para o outro é geralmente uma questão de segundos, mas, menos freqüentemente, pode ser mais gradual.
O número de identidades relatadas varia de 2 a mais de 20, porém mais da metade dos casos relatados incluem indivíduos menos de 04 múltiplas identidades.


Quero a amnésia... Quero esquecer que não quero quem me ama nesse momento, porque a múltipla personalidade já me encontrou.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

..~..CaTaToNiA..~..



"Catatonia é uma forma de esquizofrenia que consiste na alternância entre períodos de passividade e de extrema agitação."


Síndrome complexo encontrado habitualmente na demência precoce, consistindo, sobretudo, em negativismo, bloqueio, sugestibilidade, maneirismo, catalepsia, estereotipia etc.
Inclusive, a figura acima demonstra um teste da rigidez cataléptica... Falarei mais sobre essa curiosa síndrome em outro post.
Voltando à catatonia...
A evolução da catatonia traz uma crescente deficiência intelectual ao paciente, cujos movimentos se estereotipam.
Dois dos principais sintomas da catatonia são a sugestibilidade e o negativismo do indivíduo. No primeiro caso, há exagerada tendência do doente a submeter-se às sugestões externas, especialmente as fúteis e sem conseqüências benéficas. No segundo caso, verifica-se uma teimosa oposição à execução do que se pede ao doente que faça, chegando ao ponto de realizar exatamente o inverso daquilo que lhe é indicado.

Como catatonia compreende-se também a contração de determinados grupos de músculos, o que provoca atitudes estereotipadas, sem que se dê, no entanto, a cessação dos movimentos voluntários. Em outras palavras, a pessoa que sofre da doença, chega a parecer estar morta. Nesses casos, pode acontecer de a pessoa ser até enterrada ainda em vida quando há caso de catatonia cataléptica.
Em resumo, vegetação. É o que o catatonico faz.
A catatonia pode advir de um grande choque... Um susto, ou uma imensa decepção.
*..*:: mUzIk....
Catatonia - The Sublime Magic of Catatonia





terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

::...AnAtOmY...::

Meu miocárdio contrái em milhões de reações de actina+miosina,
globos oculates abduzidos transversalmente

enquanto impulsos elétricos passam ppor meu nervo óptico.
O encéfalo deleita-se em envios de hormônios à minhas glândulas.
As sudoríparas despejam exsudato transparente, gelado.
As lacrimais fazem meus olhos nadar em lágrimas de emoção.
As salivares, umedecem a língua, que suavemente acaricia a rima da boca.




E que impulsos seguem por meus nervos ópticos,
que fazem os músculos extrínsecos girarem as órbitas?
Que visões são essas, que fazem meu corpo vibrar?
Os desenhos perfeitos da sua anatomia, os serráteis, os trapézios, os tríceps, bíceps, deltóides, rombóides, íliocostais, latíssimo do dorso, peitorais maiores...

Então, mais músculos se movem em meu corpo:
os extrínsecos abaixadores das órbitas oculares...
Arrepios surgem ao observar ainda mais músculos de tua anatomia...

Sartórios, quadríceps, pectíneo, obturador interno, grácil, adutores, em suas longas pernas, claras, de pele translúcida, quase angelical.







Oservo o padrão de teu sistema circulatório.
Veias esverdeadas, sangue pouco oxigenado,
lento, com valvas que auxiliam o retorno venoso.
Artérias vermelhas, pulsantes, carregando sangue rico em oxigênio, hemoglobina...
Um coração que pulsa, alegre, amoroso, criança.
A arte do teu corpo reflete a obra prima da tua alma.
Os braços que abraçam, o peito que conforta, a humanidade em cada ato e respiração.
A gentileza de cada toque: inspiração.
A gratidão de existir marca teu radiante sorriso.
A paciência do viver em cada folículo piloso das sobrancelhas.
E o Amor, marcado em cada digital, da ponta dos dedos ao mais profundo olhar.

*..*:: mUzIk....

Haus Arafna - Anatomy of a Murderer
Combichrist - Anatomy
Paradise Lost - Anatomy of Melancholy.


Boa semana!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

:~..HuNtInGtOn.ChOrEa..~:



"O cérebro humano, mostrando o impacto da Doença de Huntington (ou, Coréia de Huntington) na estrutura cerebral na região do ganglio basal de uma pessoa com Huntington (encima) e um cérebro normal (embaixo)".


A Coréia de Huntington, como é comumente chamada na comunidade médica mais "oldschool", se refere à uma doença genética degenerativa, onde, perde-se o controle dos movimentos, que ficam muito semelhantes à uma dança descoordenada. Coréia vem do termo grego Korea, que significa "dança".


Agora, os reclames do wikipedia:


"A doença de Huntington é uma doença degenerativa que afecta o sistema nervoso central e provoca movimentos involuntários dos braços, das pernas e do rosto. Também é conhecida por Dança-de-São-Vito, termo popular."


"Ela recebe o nome do médico George Huntington, de Ohio, que descreveu-a precisamente em 1872. A doença tem sido muito estudada nas últimas décadas. Em 1993 foi descoberto o gene que causa a doença."


O projeto alemão de Aggrotech/Powernoise Ambassador 21, elaborou uma música, que chama Huntington. Tem um remix que é absolutamente destruidor e... eu não me lembro o nome O_O Acho que o Beinhaus que fez... Ah, que seja, procura no soulseek o uno DC++.
Bom fim de Segunda-Feira ¬¬"

domingo, 1 de fevereiro de 2009

:~:.AuTiSmO.:~:

Sim, autismo.

Um dos grandes medos de pais de filhos prematuros, ou mesmo uma das maiores ignorâncias da humanidade.

O que fazer quando o autismo surge?
Aliás... O que afinal É o Autismo?

A palavra Autismo vem do grego autos, que significa si mesmo.

"O autismo é uma desordem global do desenvolvimento neurológico. É uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente - segundo as normas que regulam estas respostas."

"Um dos mitos comuns sobre o autismo é de que pessoas autistas vivem em seu "mundo próprio" interagindo com o ambiente que criam; isto não é verdade. Se, por exemplo, uma criança autista fica isolada em seu canto observando as outras crianças brincarem, não é porque ela está desinteressada nessas brincadeiras ou porque vive em seu mundo, é porque simplesmente ela tem dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa."


Bom, por essa ótica, acho que todos nós, os tímidos, temos uma parcela, mesmo que leve de autismo. Falo por mim, que só agora aos 20 anos consigo ter contato com pessoas naturalmente, de forma espontânea, sem muita timidez.

Mas sim, com certeza longe da realidade tétrica de uma pessoa realmente autista, com retardamento mental, mutismo, surdez...

Que sejamos todos felizes pela vida e saúde que tempos.

Assistindo "O Bom Pastor" no Telecine Action!

Bom domingo!

sábado, 31 de janeiro de 2009

::.sUrPrIsE mE.::

Imaginem que surpresa...





Chegar do trabalho cansada, sabendo que a casa está uma bagunça


por causa da gatinha recém chegada que você não consegue largar


para limpar tudo (he he he), provávelmente um gato mais velho


(meu outro "filho" Nimmy) revoltado e estressado de ciúme,


pensando no que vai fazer para o almoço de amanhã porque o noivo


(Maurício) vem visitar e, chegando no prédio, olha pra cima...


e Ve As LuZeS aCeSaS!





Macabro...





O que passa pela cabeça?


Bom, ou eu esqueci de trancar a porta (o que não é muita novidade


pra uma cabeça de vento como eu) e algum muleque do prédio entrou,


ou, pior... iNvAdIrAm A cAsA!!!


Subi com o coração aos pulos, querendo já entrar com tudo pra, sei lá,


surpreender a pessoa, assustar, não sei o que estava pensando.


Quando olho o boné preto encima da mesinha de centro e grrrrr....




Palavrões sem fim saudaram o meu noivo.








SuRpRiSe!!!!


eu: ¬¬" com o coração no fígado.


Mas agora estou feliz que ele está aqui comigo. lEsS aLoNe.









Boa noite! Com Frozen Autumn and Otto Dix:









sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

:StOkHoLmSyNdRoMe:

Boa noite.

Aqui começa o meu Blog. Então, porque não falar dos comos e porquês dessa minha página?

Hoje, assistindo Law&Order: Special Victim Unit no trabalho, ouvi dois termos muito chamativos em um episódio mais do que interessante: SPECIAL K e STOKHOLM SYNDROME.

Como boa curiosa e pesquisadora que sou, fui logo pesquisar o nome de uma de minhas músicas favoritas do Placebo e a síndrome que a psicóloga criminal esplicou por alto.

Bom, vamos lá... Que diabos é a Síndrome de Estocolmo??
Pois o wikipedia (com detalhes adicionados e melhorados por mim, claro) vos responde:

A Síndrome de Estocolmo (Stockholm Syndrome) é um estado psicológico particular desenvolvido por pessoas que são vítimas de seqüestro ou cárcere de qualquer forma. Ela se desenvolve a partir de tentativas da vítima de se identificar com seu captor ou de conquistar a simpatia do mesmo.
A síndome recebe seu nome em referência ao famoso assalto de Norrmalmstorg do Kreditbanken em Estocolmo que durou de 23 a 28 de agosto de 1973. Nesse acontecimento, as vítimas continuavam a defender seus captores mesmo depois dos seis dias de prisão física terem terminado.

O termo foi cunhado pelo psicólogo criminal Nis Bejerot, que ajudou a polícia durante o assalto, e se referiu à síndrome durante uma reportagem. Ele foi então adotado por muitos psicólogos no mundo todo.

Sou uma pessoa fascinada pelos traumas da psiquê humana, ou melhor, simplesmente pela psiquê humana e seus pequenos grandes dramas. Acho infinitamente interessante a formação de uma opinião, de uma personalidade, e a Síndrome de Estocolmo me é muito familiar, pois estive à beira dela muitas vezes... Podem acreditar. não que eu tenha sido sequestrada ou algo do tipo. De forma alguma, mas minha psique, minha personalidade e auto-estima foram muitas vezes violentadas de formas incríveis.

O processo ocorre sem que a vítima tenha consciência disso. A mente fabrica uma estratégia ilusória para proteger sua psique. A identificação afetiva e emocional com o sequestrador acontece para proporcionar afastamento da realidade perigosa e violenta a qual a pessoa está sendo submetida.

Dois exemplos são:

Patty Hearst, que desenvolveu a doença em 1974, após ser seqüestrada durante um assalto a banco realizado pela organização militar politicamente engajada (o Exército de Libertação Simbionesa). Depois de libertada do cativeiro, Patty juntou-se aos seus captores, indo viver com eles e sendo cúmplice em assalto a outros bancos.








E meu exemplo favorito, embora ficcional, é da personagem Arlequina uma criação genial das mentes de Paul Dini e Bruce Timm, faz parte da série animada do Batman. Outra vez, vocês serão salvos pelo wikipedia:

"Arlequina, cujo nome real é Harleen Quinzel, é um personagem fictício, supervilã inimiga do Batman no Universo DC Comics.
Harleen trabalhou como psiquiatra no Asilo Arkham, onde conheceu Coringa, seu paciente. Enganada pela história de que ele havia tido uma infância infeliz, Quinzel apaixona-se profundamente.
Logo depois, ele, usando tramas psicológicas, a faz ver o mundo como ele via, aproveitando-se de seu louco amor para que ela fosse sua parceira de crimes.



Bom, por enquanto é só. Logo estarei devolta com muitas outras dramas, outros dramas, histórias e aventuras, sobre mim e sobre o que tanto gosto e me interesso.

E também, por hoje posto com uma só mão, pois Naia, minha gatinha de 2 meses e recém adotada (anteontem!) está aqui ronronando empoleirada no meu pescoço! MEOW!

Boa semana para nós todos.