segunda-feira, 16 de março de 2009

:PaRaPsIcOlOgIa:FoReNsE:

A medium Eva Carriere conjurando um Ectoplasma em 1912.

A parapsicologia forense... Está aí uma área que muito me interessa! Sempre quis trabalhar na Área Forense, como Psiquiatra. Esse era o meu sonho quando eu tinha uns 14 anos. Bom, como podem perceber, isso mudou "um pouquinho", posto que hoje curso Naturologia :) .

Enfim, são dois ramos que muito me interessam.
A parapsicologia sempre me intrigou, trilhando um caminho justíssimo com a fenomenologia. Como é de todo buscador e curioso como euzinha aqui, adoro ler e ver e ouv
ir falar sobre esses assuntos, por isso eu dedico este post às coisas que adoro, linkadas com um uso perfeito de ajuda aos cidadãos e cidadãs em apuros nas ditas "casas mal assombradas" ou também e porque não, casos que envolvam assassinatos ou mesmo suicídios por "possessão de espírito maligno" (e como diria o peão de cada dia, aquele conhecido ENCOSTO hehehe).

Os reclames do WikiWikiWiki WIKIPEDIAAA OOOOOO! (caso não tenham entendido, o original é ThunderThunderThunder THUNDERCATS OOOOOO! ¬¬")

"Os parapsicólogos forenses, também conhecidos como investigadores psíquicos, são médiuns que trabalham em conjunto com a polícia na investigação de crimes de difícil solução (inexistência de testemunhas, escassez de provas, excesso de suspeitos...). O papel desses médiuns, segundo Sérgio Pereira Couto em artigo na revista Ciência Criminal, "consiste basicamente em captar sensações sobre o que aconteceu nos locais dos crimes e passar as informações para que os detetives tomem as devidas providências administrativas, incluindo a detenção de suspeitos para interrogatório".

Com o sucesso dos seriados em canais pagos que tratam do tema, as polícias de diversos estados americanos passaram a admitir em público o uso de médiuns em investigações onde a tecnologia mostra-se insuficiente.

O Discovery Channel elaborou um documentário para tratar desse tema, reportando as atividades de quinze investigadores psíquicos no apoio às polícias de diversos estados americanos.

No Brasil, o uso de médiuns em processos da Justiça é reconhecido oficialmente apenas no Estado de Pernambuco (HEIN????), onde a Constituição, além de legitimar o testemunho de médiuns, prevê como obrigação daquele Estado e dos seus municípios a prestação de "assistência à pessoa dotada dessa faculdade, [desde que] comprovado por profissionais especializados". Essa comprovação é justamente um mecanismo para que se tenha certeza de não se tratar de um caso de charlatanismo."

Agora, para fazer desse um post meio longo demais, um pouco sobre Eva Carrière:

Suposta manifestação de um rosto por Eva Carrière.

Marthe Beráud, também conhecida como Eva C. (Eva Carrière) (1886 - 19??), foi uma médium francesa de efeitos físicos.

O seu trabalho mediúnico iniciou-se com o ciclo de sessões espíritas, promovidas pelo General Noël e sua esposa, Carmencita. Nessas sessões familiares, predominavam as materializações.

Chegou a ser professora de reencarnação, ensinando a arte psíquica para diversos membros do círculo. (affe... professora de que???)

A partir de 1903 passou a ser estudada, na Vila Carmen, onde residia à época.

A segunda fase da mediunidade de Mlle. Béraud ocorreu em Munique, a partir de 1909, caracterizada pelos experimentos de pesquisadores psíquicos. Nesta época passou a ser conhecida como Eva C.

Por aí vai as experiências de Madame Carrière. Quem quiser ler mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Carrière

Obs: Já falei que eu AMO o Wikiwiki??? :S